foto_jmc

José Martins Carvalho

Agregado em Geociências pela Universidade de Aveiro (2013). Doutorado em Geociências (especialidade de Hidrogeologia Aplicada), pela Universidade de Aveiro, em 2006. Licenciado em Ciências Geológicas, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em 1966. Assistente e Prof. Auxiliar convidado nas Universidades do Porto e Évora e Professor Coordenador com Agregação do ISEP, Instituto Politécnico do Porto. É atualmente Professor Emérito do Instituto Politécnico do Porto. É investigador da Unidade de Investigação GeoBioTec da Universidade de Aveiro (Departamento de Geociências).

Mais de 150 artigos em revistas nacionais e internacionais e co-autor de três livros.

Experiência profissional de mais de 45 anos em projectos de desenvolvimento e protecção de recursos hídricos, águas minerais naturais e geotermia, em Portugal, Espanha, África e América Latina.

Responsável pelos estudos de impacte ambiental na vertente de água subterrânea nos empreendimentos de Foz Tua, Carvão-Ribeira, Alvito, Venda Nova, Salamonde e Paradela, no Projecto Mineiro de Conga (Peru) e no túnel rodoviário do Marão.

Recentemente foi editado um número especial com 519 páginas da revista Environmental Earth Sciences (ex Environmental Geology) da SPRINGER, Volume 73, nº 6, March 2015, Sustainability and Water Ressources: Honouring Emeritus Professor EurGeol. José Martins Carvalho.

Medalha de Mérito 2016 da Federação Europeia de Geólogos.

 

 

Rita Carvalho

Licenciada em Biologia, e Mestre em Biologia Humana e Ambiente pela Universidade de Lisboa. Rita Carvalho é também mestre em Geologia e Biologia (área Educacional) com uma formação pós-graduada na área da Geologia. Encontra-se a terminar o Doutoramento em Geologia, na especialidade Hidrogeologia, área das Águas Minerais Naturais.

Rita Carvalho trabalha na área da Hidrogeologia desde 2014, colaborando em diversos projetos na área dos Recursos Hídricos na Europa e África. Participou também em projetos de investigação científica em Recarga Artificial de Aquíferos (WARBO, MARSOL, SOWAMO, UPWATER) como membro da equipa da TARH.

É especialista em gestão e avaliação de águas subterrâneas, SIG, monitorização e educação ambiental, análise de fraturas e lineamentos e no desenvolvimento de modelos hidrogeológicos conceptuais.

 

 

Marina Paiva

Mestre em Geologia em 2016 pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com dissertação de mestrado desenvolvida na área da Hidrogeologia.

É membro da TARH desde 2018, onde colabora em vários projetos no âmbito dos Recursos Hídricos na Europa e em África, desenvolvendo atividades relacionadas com captação de águas subterrâneas, definição de Perímetros de Proteção, caracterização hidrogeológica e SIG.

Participa também em projetos de abastecimento público de água subterrânea e investigações geotérmicas, designadamente no Projeto Geotérmico dos Açores, entre outros.

 

Tiago Carvalho

Mestre em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), com trabalho final dedicado aos serviços dos ecossistemas.
Tiago Carvalho apresenta uma vasta experiência em consultoria ambiental e na monitorização dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, trabalhando desde 2009 na TARH, com uma passagem na Tommasi Ambiental (Brasil), com trabalhos efetuados em África e América do Sul
Desenvolveu projetos de recarga de aquíferos e está envolvido na monitorização de cursos superficiais no Brasil (água, solo e sedimentos).
Especialista na análise de dados ambientais, através de análise estatística e geoprocessamento (GIS).