No próximo dia 31 de Março de 2023 a Associação Portuguesa de Geólogos irá promover uma sessão de homenagem ao nosso saudoso fundador, José Martins Carvalho. A sessão terá lugar no salão nobre da Câmara Municipal do Bombarral, a partir das 14h.

Saiba mais aqui.

Terminámos em 2020 o “Feasibility study for the development of a geothermal heating / cooling system at the Montijo airport terminal”, que nos foi adjudicado pela Vinci Construction Grands Projects  para a ANA, Aeroportos de Portugal.

Neste estudo analisámos, a nível de estudo prévio, as possibilidades de utilização dos vários recursos ocorrentes, desde aquíferos superficiais ( e a própria água do rio tejo por captação induzida) até aos aquiferos profundos do cretácico e do jurássico.

Este estudo, discutido ao mais alto nivel com os técnicos da Vinci, constitui o embrião da eventual criação de rede geotérmica no futuro aeroporto de Lisboa, caso venha a ser construido no Montijo.

Recebemos a comunicação formal de que o programa PROMOVE MOBILIZADOR financiado pelo BPI LA CAIXA decidiu apoiar o projecto Aquae Vitae – Água termal como fonte de vida e saúde que se destina a financiar actividades de investigação e desenvolvimento de recursos hidrominerais e geotérmicos em Trás-os-Montes nos domínios da Hidrologia Médica e dos Recursos Geotérmicos.

A TARH integra o consórcio vencedor, coordenado pelo Instituto Politécnico de Bragança, que inclui, ainda, a Universidade da Beira Interior e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, num exemplo paradigmático do que pode ser a colaboração entre Investigação avançada vs Empresas.

A TARH coordenará o eixo temático Sustentabilidade dos recursos hidrominerais e geotérmicos: estudo da área piloto das Caldas de Chaves.

Nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2019, decorreu no ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), um seminário de geotermia, organizado pela FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) no âmbito do Projeto GeoAtlantic do Programa Interreg.

Este seminário serviu para divulgar informação geral sobre a geotermia e as suas aplicações (tópico abordado no primeiro dia do encontro) assim como, exemplos de casos de estudo e soluções técnicas (tema do segundo dia do encontro).

O Professor José Martins Carvalho, sócio-gerente da TARH, apresentou os seguintes temas: “Geotermia Industrial em Portugal: uma síntese” e “Geotermia e termalismo médico em Portugal”.

Decorreu no passado dia 13 de Dezembro de 2017, nas Termas de São Pedro do Sul, o Seminário Internacional de Energia Geotérmica, organizado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) juntamente com o Fundo de Apoio à Inovação (FAI). Este encontro teve como objetivo a apresentação de diversos casos de sucesso e resultados, assim como medidas destinadas a aumentar e promover o conhecimento das atividades de aproveitamento geotérmico em Portugal.

O sócio-gerente da TARH, Professor José Martins Carvalho, em representação do Município de Chaves, apresentou um caso de sucesso de aproveitamento geotérmico: “40 Anos de Geotermia em Termas Portuguesas: o caso das Caldas de Chaves”.

A TARH colaborou na coordenação e na parte técnico-científica, na pessoa do sócio-gerente Professor José Martins de Carvalho, no Projeto “Desenvolvimento de métodos específicos para a avaliação da recarga das massas de águas subterrâneas, para melhorar a avaliação do estado quantitativo”, desenvolvido pelo ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) através do centro de prestação de serviços especializados LABCARGA – Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada, solicitado pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente).

Este projeto decorreu de “um extensivo trabalho de pesquisa conducente ao objetivo geral da avaliação da recarga natural das massas de água subterrânea em Portugal Continental, incluindo:

  • breve sistematização e discussão do estado da arte sobre a temática;
  • definição de uma metodologia expedita (Índice de Potencial de Infiltração – IPI) e integradora para avaliação da recarga nos três meios hidrogeológicos incluídos nas massas de água consideradas (poroso, cársico e fraturado) com o intuito de atualizar o sistema de classificação para o estado quantitativo das massas de água subterrânea, bem como a criação de uma plataforma SIG de apoio à decisão de recursos hídricos subterrâneos;
  • criação de zonas‐piloto nalgumas massas de água para ensaiar metodologias e estimar os valores de IPI e de recarga, à escala local;
  • estimar o valor de recarga regional (Índice de Potencial de Infiltração Regional – IPI‐R) para as massas de água subterrânea e análise crítica dos resultados obtidos.”

sowamo_ws_final

O Workshop final do projecto SOWAMO (Água e Biodiversidade) irá decorrer no próximo dia 28 de Abril de 2017 no campus de Gambelas, Universidade do Algarve (Faro).

O projecto SOWAMO está a decorrer desde Maio de 2015 sob o financiamento do programa AdaPT, com o objectivo de desenvolver um campo de recarga induzida de aquíferos (MAR) na Serra de Monchique, para melhorar a resiliência de captações municipais, face aos riscos das alterações climáticas.

A sessão da manhã será dedicada ao projecto SOWAMO e aos resultados obtidos. A  sessão da parte da tarde será subordinada ao tema dos meios dulçaquicolas, e a sua relação com a água subterrânea.

O programa pode ser consultado  aqui: Programa Adapt_Algarve.

O evento é gratuito mas sujeito a confirmação. As inscrições são efectuadas pelo site do CCMAR:
https://www.ccmar.ualg.pt/en/activity/sessao-final-de-divulgacao-de-resultados-workshop-agua-e-biodiversidade-sowamo

Contactos adicionais poderão ser solicitados ao Engenheiro Tiago Carvalho para tcarvalho[at]tarh.pt

O sócio-gerente da TARH, o Professor José Martins Carvalho, é o orador convidado pela Ordem dos Engenheiros da Região Norte, numa conferência com o tema ” Captaçao de águas subterrâneas: engenharia ou bricolagem?”, que decorreu hoje, no Porto.

José Martins Carvalho

A Federação Europeia de Geólogos (FEG) decidiu agraciar o nosso fundador e sócio-gerente, EurGeol José Martins Carvalho, com a medalha de mérito 2016 daquela associação. Esta medalha, o mais alto grau conferido pela Federação, é concedida aos geólogos europeus que se distinguiram excepcionalmente na defesa da profissão e na sua prática profissional.

A medalha foi entregue no dia 21 de Maio de 2016, em Lisboa, durante a reunião do Conselho da FEG.

José Martins Carvalho